Foto: Defesa Civil
Um tsunami meteorológico foi registrado durante a madrugada desta segunda-feira (2) em Jaguaruna, no litoral sul de Santa Catarina. O fenômeno natural raro percorreu uma longa extensão em direção ao continente.
De acordo com a Agência Brasil, a central de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina registrou uma elevação de um metro no nível do mar em poucos minutos. Além disso, informou que o tsunami meteorológico aconteceu em condições incomuns, já que os sistemas meteorológicos não apontavam para maré alta ou agitação.
Conforme a Defesa Civil, a causa do fenômeno foi uma intensa linha de instabilidade presente na região naquele momento. “Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa”.
A Defesa Civil afirmou que já registrou outros tsunamis meteorológicos, classificados como raros, no litoral sul de Santa Catarina, especialmente durante a primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.
Fonte: ric.com.br
O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (10), aos R$ 5,89, apesar de um pregão…
A Polícia Civil investiga um homem apontado por coletar a biometria facial de clientes de empresas…
Uma menina de aproximadamente 2 anos morreu após cair de uma caçamba e ser atropelada…
Um caminhão pegou fogo na BR-101 e Garuva, no Norte de Santa Catarina, e chegou a…
Nenhum dos milhares de apostadores ganhou o prêmio principal por acertar as seis dezenas do último…
Um engavetamento envolvendo quatro carros e três caminhões provocou três mortes e deixou pelo menos…