Um tsunami meteorológico foi registrado durante a madrugada desta segunda-feira (2) em Jaguaruna, no litoral sul de Santa Catarina. O fenômeno natural raro percorreu uma longa extensão em direção ao continente.
De acordo com a Agência Brasil, a central de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina registrou uma elevação de um metro no nível do mar em poucos minutos. Além disso, informou que o tsunami meteorológico aconteceu em condições incomuns, já que os sistemas meteorológicos não apontavam para maré alta ou agitação.
Conforme a Defesa Civil, a causa do fenômeno foi uma intensa linha de instabilidade presente na região naquele momento. “Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa”.
A Defesa Civil afirmou que já registrou outros tsunamis meteorológicos, classificados como raros, no litoral sul de Santa Catarina, especialmente durante a primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.
Fonte: ric.com.br
Em um mês tradicionalmente de forte entrada de recursos no caixa do governo, as contas…
O Athletico está próximo de acertar a contratação do atacante Luiz Fernando, do Atlético-GO. O…
Um jovem de 21 anos morreu após uma batida de frente entre um trator e…
O governo federal apresentou nesta terça-feira (3) os investimentos que estão sendo feitos para impulsionar…
Cinco pessoas foram presas na operação “Operação Cannabis Express" da Polícia Federal contra um grupo…
Três advogados que atuam em Joinville, no Norte de Santa Catarina, e outras oito pessoas são alvos de…