Lucas Martins se perdeu junto com três amigos em uma trilha com destino a Itanhaém (SP). Grupo foi resgatado pela equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar.
O repórter e apresentador Lucas Martins e mais três amigos dele passaram uma noite na mata após se perderem em uma trilha que desce a Serra do Mar rumo a Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ao g1, ele contou que o grupo estudou o percurso por dois meses.
O Corpo de Bombeiros informou ter sido acionado na madrugada de domingo (1°) para a ocorrência envolvendo quatro pessoas desaparecidas na região da mata atlântica desde o dia anterior. Mais de dez viaturas se mobilizaram nas buscas, além do helicóptero Águia, da PM, que resgatou os homens.
Lucas disse ao g1 que é ultramaratonista rail, ou seja, corre a pé distâncias superiores a 42 quilômetros em ambientes naturais, como trilhas, montanhas e florestas. Apesar de nunca ter se perdido antes, ele afirmou que o grupo estava preparado para lidar com a situação.
De acordo com o repórter, o percurso que faria com os amigos era de 32 quilômetros e começou a ser estudado há dois meses. Ele contou ter conversado com outros atletas que já fizeram a trilha e mudado o trajeto algumas vezes para evitar problemas.
“Em algum momento ali, deu errado. Só que, quando deu errado, não tinha [a] possibilidade de voltar. O risco era muito grande em tentar voltar”, afirmou Lucas.
Quando percebeu que estava perdido, Lucas afirmou que o grupo não entrou em desespero e, inclusive, conseguiu dormir durante a noite. Segundo o repórter, eles tinham todos os equipamentos necessários, como cobertor de emergência e utensílios para produzir fogo.
Lucas acrescentou que a água foi “disponibilizada” pela natureza por meio do rio e da chuva, enquanto a comida foi racionada para durar mais que um dia. “A gente não sabia quanto tempo ia ficar”, disse.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a esposa de um dos desaparecidos — não identificado — acionou a corporação dizendo que o grupo entrou na trilha de Juquitiba (SP), pela Estrada do Pilaca. Ela contou que o marido e os amigos seguiram em sentido a Itanhaém, mas se perderam e não chegaram no município no horário planejado.
Desta forma, seis viaturas do 18º Grupamento de Bombeiros da capital paulista foram encaminhadas para o ponto de entrada do grupo na trilha, enquanto outras cinco do 6º Grupamento da Baixada Santista foram deslocadas para a entrada da trilha por Itanhaém.
De acordo com Lucas, ele e os amigos viram a aeronave sobrevoar a área enquanto estavam no meio da mata. Por isso, desviaram o caminho e foram em direção ao Rio dos Macacos, onde foram resgatados. Ao g1, ele garantiu que ninguém se feriu.
“Todos bem”, disse o repórter logo após ser resgatado.
Fonte:g1
Em um mês tradicionalmente de forte entrada de recursos no caixa do governo, as contas…
O Athletico está próximo de acertar a contratação do atacante Luiz Fernando, do Atlético-GO. O…
Um jovem de 21 anos morreu após uma batida de frente entre um trator e…
O governo federal apresentou nesta terça-feira (3) os investimentos que estão sendo feitos para impulsionar…
Cinco pessoas foram presas na operação “Operação Cannabis Express" da Polícia Federal contra um grupo…
Três advogados que atuam em Joinville, no Norte de Santa Catarina, e outras oito pessoas são alvos de…