Queda de avião de pequeno porte deixa diversos mortos e feridos no Rio Grande do Sul

 Queda de avião de pequeno porte deixa diversos mortos e feridos no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/CNN

Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã deste domingo, dia 22, no município de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. O acidente deixou mortos e feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil foram acionadas para a ocorrência.

Segundo o governo do estado, havia 10 pessoas no avião e ninguém sobreviveu. Outras 17 vítimas — duas em estado grave — foram socorridas com vários ferimentos.

O empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele morreram na tragédia, informou ainda o governo gaúcho. Luiz mesmo pilotava o avião. Ele era sócio e CEO da empresa Galeazzi & Associados, que atuava na gestão de crise de empresas.

A família — piloto, esposa, três filhos, irmã, cunhado, sogra e duas crianças — estaria hospedada na cidade vizinha de Canela e seguiria para São Paulo, onde morava.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a maior parte das vítimas feridas precisou de atendimento por ter inalado fumaça do incêndio ocorrido após a queda. O tempo na cidade era ruim, com chuva e nevoeiro no momento do acidente.

A tragédia ocorreu na avenida Das Hortênsias, no Centro do município gaúcho, em uma área bastante populosa. Um prédio, uma loja de móveis e uma pousada foram atingidos pelo avião, segundo os bombeiros.

A aeronave decolou do aeroporto de Canela às 9h15 da manhã deste domingo, informou a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) em nota divulgada à imprensa (leia mais abaixo), com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram muita fumaça, fogo e vários danos na área onde ocorreu o acidente.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o governador Eduardo Leite postaram no X (antigo Twitter) que estão acompanhando a situação junto às forças de segurança e todo o efetivo dos municípios de Gramado e Canela foram mobilizados para atender a ocorrência.

“Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, escreveu Leite.

A Prefeitura de Gramado divulgou uma nota em lamento ao acidente, disse que “se solidariza com as vítimas envolvidas e informa que está prestando todo suporte necessário junto aos órgãos de segurança, por meio das Secretarias de Saúde, Obras e de Trânsito, além da Defesa Civil Municipal”.

O trabalho de investigação já está em andamento e envolve o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Nota da Infraero

  • Em relação ao acidente aéreo ocorrido neste domingo, 22/12/24, na cidade de Gramado (RS), a Infraero esclarece que a aeronave de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu a queda na área urbana do município de Gramado, fora do sítio aeroportuário.
  • As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.
  • A Infraero lamenta profundamente o ocorrido e está colaborando com as autoridades locais para o que for necessário neste momento.

Fonte: Oeste Mais

Redação São Lourenço Agora

Notícia relacionada