Operação contra tráfico de drogas no lago de Itaipu resulta na prisão de cinco pessoas e apreensão de meia tonelada de maconha

 Operação contra tráfico de drogas no lago de Itaipu resulta na prisão de cinco pessoas e apreensão de meia tonelada de maconha

Foto: PF/Foz do Iguaçu

Cinco pessoas foram presas na operação “Operação Cannabis Express” da Polícia Federal contra um grupo criminoso que usava lago de Itaipu para transporte de drogas do Paraná para outros estados. Após a retirada da droga do lago, a distribuição era feita por transportadoras, apurou a PF.

Os mandados foram cumpridos na manhã desta terça-feira (3) em Santa HelenaCascavelPato Bragado e Curitiba, no Paraná, além de Franca, no interior de São Paulo.

Três pessoas foram presas no âmbito da operação por terem mandados de prisão em aberto, outras duas foram detidas em flagrante, uma por posse ilegal de arma e outras por estar com carga de droga. Foram cumpridos também oito mandados de busca e apreensão.

Cerca de meia tonelada de maconha, além de uma arma e quatro veículos foram apreendidos no decorrer da operação.

A rota do tráfico

As investigações tiveram início em 2023 e apontam que as drogas vinham do Paraguai e eram transportadas ao Brasil até propriedades próximas ao lago da usina de Itaipu, em Santa Helena, cidade apontada como núcleo da organização criminosa.

Deste pontos, as drogas eram distribuídas para diversas partes do país com veículos de pequeno porte e caminhões. Parte do ilícito era transportado através de uma empresa de cargas, que levava a droga até centros de distribuição em outros estados do país, onde eram recebidas pelo comprador.

No decorrer da investigação, a polícia identificou pelo menos 10 flagrantes de drogas e armas envolvendo o grupo que resultaram na apreensão de 17,2 mil quilos de maconha, 60kg de crack, 53kg de cocaína, além seis fuzis e 11 pistolas.

Fonte: G1

Redação São Lourenço Agora

Notícia relacionada