Novo recorde de frio no Paraná em 2024 com -3,9°C

 Novo recorde de frio no Paraná em 2024 com -3,9°C

Foto: Ana Maria Mello Jekel

O Paraná bateu o próprio recorde de frio de 2024 nesta segunda-feira (1), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A menor temperatura do ano no estado foi registrada em General Carneiro, na região sul: -3,9ºC.

Outras cidades que têm estações meteorológicas do Simepar e registraram temperaturas negativas foram São Mateus do Sul, com -1,8ºC, e Palmas, com -0,1ºC. Ambas também ficam no sul do estado.

As temperaturas positivas mais baixas desta segunda-feira (1) foram em:

Palotina e União da Vitória: 1,1ºC

Francisco Beltrão: 1,2ºC

Lapa: 1,3ºC

Foz do Iguaçu: 2,3ºC

Guarapuava e Pinhão: 2,4ºC

Apesar do recorde de frio do ano ter sido nesta segunda-feira (1), no domingo (30) mais cidades registraram temperaturas negativas.

Em General Carneiro os termômetros chegaram a -3,5ºC, segundo o Simepar. As outras cidades mais geladas foram Palmas, com -3,3 ºC, São Mateus do Sul (-2,1 °C), Inácio Martins (-2,0 °C), Guarapuava (-1,5 °C), Lapa (-1,0 ºC), Pinhão (-0,7ºC) e Fazenda Rio Grande (-0,6ºC).

Frio deve dar trégua nos próximos dias, diz meteorologista

O meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, afirma que a tendência é que o frio perca força ao longo da semana.

“Embora ainda se destaca que com a condição de temperatura mais baixa ainda faz um pouco de frio, até quinta e sexta-feira esses valores vão se tornando menos significativos, menos intensos em termos de frio. […] As temperaturas vão ficando mais agradáveis, com frio não tão rigoroso ao amanhecer e à noite”, explica.

O meteorologista também afirma que o tempo deve se manter sem chuvas nos próximos dias.

“Não há no momento, ainda, a indicação de condição de chuva. Portanto o tempo, na maioria das regiões do Paraná, se mantém estável – embora começa a ventar um pouco mais a partir de quarta e quinta-feira a partir do oeste e em regiões da metade Sul. Aumenta pouco a condição do comportamento dos ventos, entre fraco a moderado, mas ocasionalmente pode ter alguma situação forte”, complementa.

Fonte: G1

Redação São Lourenço Agora

Notícia relacionada