“Ninguém tem mais responsabilidade fiscal do que eu”, afirma presidente Lula após receber alta hospitalar
Após receber alta hospitalar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ninguém tem mais responsabilidade fiscal do que ele. Além disso, ele e voltou a criticar a taxa de juros.
No domingo (15), Lula recebeu alta do hospital Sírio-Libanês em São Paulo, onde passou por cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma no crânio, consequência de uma queda sofrida em outubro.
“Entreguei esse país, sabe, numa situação muito privilegiada. É isso que eu quero fazer outra vez. E não é o mercado que tem ficar preocupado com os gastos do governo. É o governo. Porque, se eu não controlar os gastos, se eu gastar mais do que eu tenho, quem vai pagar é o povo pobre”, disse Lula em entrevista ao programa Fantástico.
O presidente fez questão de reafirmar seu posicionamento em outro trecho da entrevista: “Vou repetir: ninguém nesse país, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu”.
Governo faz o que pode, afirma presidente
O presidente afirmou que o governo fez “aquilo que é possível” ao mandar o pacote fiscal para o Congresso Nacional.
“A única coisa errada nesse país é a taxa de juros estar acima de 12%. Essa é a coisa errada. Não há nenhuma explicação”, declarou ele, após decisão do Comitê de Política Monetária, na semana passada, de elevar a taxa Selic em um ponto percentual, a 12,25% ao ano.
Ao receber alta, no final da manhã de domingo, Lula disse aos jornalistas que ficará em São Paulo até quinta-feira (19), será submetido a uma tomografia e “depois eu vou voltar a trabalhar”.
Lula, de 79 anos, passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma no crânio, resultado de um acidente doméstico em outubro, quando levou um tombo no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a cabeça.
Lula descreve acidente caseiro
Na entrevista, ele contou que cortava as unhas no banheiro e caiu de costas, batendo a cabeça na hidromassagem.
“Eu caí sozinho. Durante alguns segundos eu tive o problema de mexer com as mãos, com as pernas. Aí eu consegui virar, fui até a porta, peguei o trinco, consegui mexer com as pernas e levantar”, disse o presidente.
“Os médicos disseram que foi grave, mas que eu ia ficar bom se me cuidasse”, afirmou.
Lula mostrou curativo na cabeça e explicou que precisa seguir uma série de cuidados para garantir uma recuperação completa.
“Eu tenho que esperar cicatrizar o furo que eles fizeram para tirar o líquido. Um furo para tirar o líquido, outro para jogar soro e ir lavando o cérebro”, disse.
“Eu tenho muita responsabilidade e disciplina, vou me cuidar”, acrescentou Lula.
Fonte: RIC.COM