Iniciativas universitárias levam saúde à população de Lages

 Iniciativas universitárias levam saúde à população de Lages

Foto:reprodução

Acadêmicos de cursos como Medicina, Psicologia e Enfermagem participam de ações que visam prevenir e combater doenças como a dengue e a hipertensão

O Parque Jonas Ramos, carinhosamente conhecido como Tanque e tradicional ponto de encontro das famílias lageanas, especialmente nas tardes dos finais de semana, contemplou uma iniciativa que visa promover saúde e prevenção de doenças à população. Integrantes dos projetos Uniplac em Ação e Saúde e Qualidade de Vida estiveram presentes no parque no domingo de 27 de outubro, levando aos presentes atividades e conscientização sobre a importância de um estilo de vida ativo e saudável e do combate a enfermidades como a dengue.

— Buscamos com essas ações fortalecer os laços entre os moradores e oferecer atividades culturais. O Tanque foi escolhido pelo fato de ser o local da cidade que recebe a maior concentração de pessoas aos domingos, e isso faz com que encontremos as famílias reunidas — destaca Luiz Carlos Muniz, professor e coordenador dos projetos.

Participaram do encontro os alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Estética, Biomedicina, Educação Física e Psicologia da Uniplac. De acordo com o coordenador, cada curso desenvolve uma atividade, e as intervenções públicas acontecem duas vezes ao mês.

Acadêmico do curso de Medicina, Gustavo Rosa Bianchini ressalta que projetos como esse visam atuar na triagem para a prevenção e diagnóstico de doenças como a hipertensão e a diabetes, que em grande parte dos casos estão associadas a um estilo de vida pouco saudável.

— Nosso principal público-alvo são idosos a partir de 65 anos, e muitas vezes as pessoas participam por curiosidade e acabam descobrindo alterações de pressão arterial, além de níveis elevados de glicemia. Nesses casos, encaminhamos o cidadão para uma unidade de saúde para que recebam um diagnóstico mais adequado e sejam encaminhados para o devido tratamento — explica o estudante.

Outro foco do projeto é atuar em questões de saúde pública, com iniciativas e atividades que promovem a conscientização sobre o combate à dengue, como explica Camila Meurer, acadêmica de Biomedicina da Uniplac.

— A dengue é um assunto que está em alta, e resolvemos trazer para as crianças, com atividades lúdicas e brincadeiras, para aprenderem sobre o tema — afirma a futura biomédica.

O professor Luiz Carlos destaca ainda que os projetos fazem parte de uma série de medidas da Uniplac, que tem como objetivo, além de promover saúde, qualidade de vida e conscientização para a população lageana, formar profissionais mais capacitados e humanizados, com um olhar social e atentos às necessidades do povo.

— É importante ressaltar que esses dois projetos constituem-se em duas alternativas oferecidas pela universidade para que o acadêmico beneficiado com o programa de assistência financeira estudantil do governo do Estado, o Universidade Gratuita (UG), possa cumprir a contrapartida das horas de serviços comunitários exigidos — conclui o professor.

Sobre a Uniplac

Fundada em 1959, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) é uma instituição de ensino superior atuante e comprometida com o desenvolvimento regional e com o crescimento da sociedade catarinense.

Com uma história ligada à cultura e à saúde pública, a Uniplac visa implantar ações acadêmicas que forneçam à população mais qualidade de vida, além de comprometer-se com a formação integral dos acadêmicos nos diversos cursos das mais variadas áreas.

Fonte:G1

Redação São Lourenço Agora

Notícia relacionada