Santa Catarina registrou, em média, uma morte por dengue a cada dia neste ano. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) e contabilizam 340 óbitos por causa da doença no período entre 31 de dezembro de 2023 e 2 de dezembro de 2024.
Outro dado importante é que o estado vacinou contra a dengue somente 16% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária apta a receber o imunizante, ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
O ano registrou aumento expressivo no número de mortes pela doença em relação aos outros anos. Confira os dados:
O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, demonstrou preocupação com a chegada do verão.
“Precisamos redobrar os cuidados principalmente nessa época do ano, quando ocorre o aumento das chuvas e a altas temperaturas, condições favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, alertou.
A vacinação contra a dengue em Santa Catarina começou em 24 de fevereiro. O público-alvo é composto por 221.203 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em cinco regiões de saúde do estado. São elas:
Destas, apenas 37 mil completaram o esquema vacinal, com duas doses, o que representa uma cobertura vacinal de 16,7%.
Em relação à primeira dose, 86 mil crianças e adolescentes tomaram, o que corresponde a uma cobertura de 39%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo.
“O ano de 2024 foi marcado por um aumento de casos e óbitos pela doença. Assim, precisamos continuar avançando na vacinação da população, já que a vacina é mais uma estratégia de enfrentamento à doença, e ofertada gratuitamente pelo SUS”, disse o diretor da DIVE.
Confira abaixo as cidades por região que oferecem a vacina contra a dengue.
Região Nordeste
Grande Florianópolis
Médio Vale do Itajaí
Oeste
A cobertura vacinal, com as duas doses, por região é a seguinte, conforme dados da DIVE:
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgou orientações para evitar a proliferação do mosquito. O importante é não deixar água parada, para que o inseto não consiga se reproduzir.
Fonte: G1
Uma colisão envolvendo pelo menos quatro veículos deixou dois mortos na madrugada deste sábado, dia…
Um homem, de 36 anos, foi morto a tiros em frente a uma distribuidora de…
O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…
O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério…
Um engavetamento entre pelo menos 5 veículos deixou uma pessoa ferida na tarde desta sexta-feira…
Um casal se hospedou na tarde desta sexta-feira (20) em um hotel no Centro de…