Ao longo da quinta-feira (11), o processo de formação de uma nova frente fria favorece o retorno da condição de chuva intensa e volumosa em todas as regiões do estado. A chuva começa pelas áreas de divisa com o Paraná entre a madrugada e o início da manhã de quinta e se espalha pelas demais ao longo do dia.
Já na sexta-feira (12), a chuva intensa e volumosa se concentra nas áreas do norte do estado (próximas ao Paraná), especialmente durante a madrugada e início da manhã. Ainda durante a manhã, com o afastamento de forma gradativa do sistema, a chuva perde intensidade, ocorrendo de forma esparsa e fraca.
Entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte a chuva ocorre de forma persistente e, por vezes, intensa neste período. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais.
Recomendações para a população
Evite áreas sujeitas a alagamentos e atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Fique atento também aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além de inclinação de árvores e postes.
Neve em Santa Catarina: meteorologista explica chance do fenômeno nos próximos dias
Há chance de neve em Santa Catarina em conforme as projeções meteorológicas, entretanto, a chance é baixa e deve ocorrer de forma localizada, nas áreas mais altas das regiões serranas.
Piter Scheuer explica que o tempo segue com chance de chuva, devido as baixas pressões causadas pela umidade amazônica e pelo ar frio da província de Buenos Aires.
O especialista destaca que uma projeção indica a chance de neve nas localidades mais altas da Serra Catarinense e Serra Gaúcha nos dias 9 e 10 de julho.
“Há condição de neve, apenas uma projeção aponta para essa questão de neve para hoje a noite (terça-feira) e madrugada e manhã de quarta-feira, que ocorre exclusivamente em localidades com altitudes acima 1500 metros na Serra Catarinense e Serra Gaúcha”, explica Piter.
O meteorologista destaca que os dados são inconsistentes, ou seja, mesmo com a projeção, há necessidade de mais requisitos para ocorrer a neve. Entretanto, o especialista destaca que a chance se mantém.
“Tem uma chance de neve, chuva congelada ou congelante, devido a uma inversão gigantesca na atmosfera”, explica o técnico em meteorologia Piter Scheuer.
Fonte: SCC
A Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste está com inscrições abertas para formação…
A Escola Municipal de Educação Integral de São Lourenço do Oeste está em novo endereço.…
Na madrugada de domingo (17), um duplo homicídio foi registrado em Lebon Régis, no Meio…
No final da manhã desta segunda-feira (18/11/2024), por volta das 11h45, o Corpo de Bombeiros…
Na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 09h37, o Corpo de Bombeiros de São…
Na noite desta segunda-feira (18), por volta das 22h35min, uma operação conjunta entre a Polícia…