Categories: Economia

Banco Central comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos, informou nesta sexta-feira (8) o Banco Central (BC). Esse foi o 16º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Segundo o BC, a exposição ocorreu em 24 e 25 de setembro e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo e da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix, data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.

A exposição ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento e ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Em todos os 16 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Em nota, a Caixa informou que o incidente não afetou dados sigilosos ou quaisquer outras informações de natureza bancária, fiscal ou patrimonial. Segundo o banco, a situação foi corrigida rapidamente, e os clientes foram comunicados. “O banco reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes e destaca que aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços”, respondeu a Caixa.

Fonte: Agência Brasil

Redação São Lourenço Agora

Recent Posts

Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste abre inscrições para cadastro de reserva de professores

A Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste está com inscrições abertas para formação…

2 dias ago

Escola Municipal de Educação Integral de São Lourenço do Oeste inaugura em novo endereço

A Escola Municipal de Educação Integral de São Lourenço do Oeste está em novo endereço.…

2 dias ago

Confronto armado em festa termina com duas mortes em Santa Catarina

Na madrugada de domingo (17), um duplo homicídio foi registrado em Lebon Régis, no Meio…

2 dias ago

Motorista sofre ferimentos após colidir carro contra guard rail na SC-480

No final da manhã desta segunda-feira (18/11/2024), por volta das 11h45, o Corpo de Bombeiros…

2 dias ago

Uma pessoa morre e outra fica ferida após caminhão capotar em estrada vicinal

Na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 09h37, o Corpo de Bombeiros de São…

2 dias ago

Homem é preso em operação conjunta após ser flagrado com veículo adulterado no bairro Cruzeiro

Na noite desta segunda-feira (18), por volta das 22h35min, uma operação conjunta entre a Polícia…

2 dias ago