Aves com risco de extinção viajam 2,5 mil km de avião até SC após serem resgatadas
Duas aves da espécie jacucaca resgatadas na Bahia viajaram mais de 2,5 mil quilômetros de avião até o zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O transporte aéreo diminuiu o trajeto de 34 para nove horas.
A espécie, de nome científico Penelope jacucaca, é vulnerável de extinção, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As aves ficarão no zoológico porque elas não podem mais voltar à natureza.
O transporte foi feito de forma gratuita na segunda-feira (16) por uma companhia aérea. As aves estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador.
Após serem avaliadas, foi decidido que elas não poderiam mais voltar à natureza, informou a Latam, companhia aérea responsável pelo transporte aéreo dos animais. O g1 entrou em contato com o Cetas de Salvador e com o Zoo Pomerode e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O voo com as aves partiu da capital baiana, fez escala em Congonhas, em São Paulo, e parou em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. A cidade fica a cerca de 70 quilômetros de Pomerode.
Após chegarem ao zoológico, elas ficaram em quarentena. Será coletado ainda o material para a realização do teste de sexagem dessas aves.
Fonte: G1