Categories: Notícias Gerais

Águas-vivas ferem 44 banhistas em uma semana no litoral de SC; veja o vídeo

Encontradas em Florianópolis e Balneário Camboriú, as caravelas-portuguesas podem causar envenenamento, segundo doutor em biologia Alberto Lindner. Veja o que fazer.

As águas-vivas, conhecidas por causar lesões em banhistas durante o verão, já começaram a aparecer no litoral catarinense e a gerar ocorrências por envenenamento (chamadas popularmente de queimaduras). Em apenas sete dias, houve 44 registros envolvendo esses animais, de acordo com o relatório do Corpo de Bombeiros Militar divulgado na terça-feira (26).

A espécie mais vista encalhada nas orlas é a da caravela-portuguesa, de nome científico Physalia physalisÉ a água-viva com coloração roxa e rosa.

As águas-vivas costuma aparecer mais no verão e merecem atenção devido ao envenenamento que causam, conforme o professor Alberto Lindner, responsável pelo laboratório de Biodiversidade Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Tem que prestar um pouco de atenção à caravela porque ela pode causar envenenamento. Não quer dizer que vá ser mais grave, mas pode ser. E aí tem que procurar um auxílio dos bombeiros. Se tiver algo um pouco mais grave, obviamente procurar auxílio de emergência também”, disse.

Esse animal geralmente fica em alto-mar, e não na costa. As caravelas-portuguesas chegam às praias conforme as temperaturas vão aumentando.

“À medida que vai esquentando, vai chegando mais perto do verão, os ventos e as massas de água de lugares mais quentes vão se aproximando de Santa Catarina e vão trazendo esses animais que vão encalhar”, explicou.

Na Ilha de Santa Catarina, elas aparecem mais nas praias viradas para o oceano, porque vêm do alto-mar. Os balneários virados para o continente costumam ter menos indivíduos dessa espécie.

Bandeira lilás

O Corpo de Bombeiros destacou que as praias de Santa Catarina com maior incidência de águas-vivas são sinalizadas com uma bandeira lilás.

O que fazer se for lesionado por uma água-viva

Em contato com a pele humana, os tentáculos de uma água-viva provocam uma forte sensação de queimadura. Caso seja ferido pelo animal, os bombeiros recomendam que você procure um guarda-vidas.

Veja outras orientações:

  • Proteja a mão e remova os tentáculos grudados na pele sem esfregar a região atingida, para não piorar a situação;
  • Lave a região com a própria água do mar;
  • Não utilize água doce, para não liberar mais veneno dos tentáculos;
  • Para neutralizar o veneno e aliviar a dor, aplique compressa de vinagre por cerca de 10 minutos.
  • Os postos guarda-vidas costumam ter vinagre.

Caravelas e medusas

Além das caravelas, as medusas são águas-vivas que também podem causar lesões. No litoral de Santa Catarina, uma espécie comum é a água-viva-leite, de nome científico Chrysaora lactea. Porém, poucos indivíduos foram observados no litoral até agora, conforme o professor.

Lindner esclareceu ainda que, apesar da impressão causada pela lesão, esses animais não queimam. “Dá uma sensação de queimadura, mas tecnicamente é um envenenamento. O que elas têm é veneno mesmo”.

Ele também disse que a presença desses animais não tem relação com a balneabilidade do lugar. “A gente tem registros de água-viva tanto com água mais suja quanto com água mais limpa. Claro que com a água mais limpa fica mais fácil a gente ver esses animais”.

O fato de as águas-vivas terem aparecido já no fim de outubro não significa que haverá uma grande quantidade delas no verão, conforme o professor.

Foto: Luiz Souza/NSC TV



Fonte: G1
Redação São Lourenço Agora

Share
Published by
Redação São Lourenço Agora

Recent Posts

Duas pessoas morrem após grave acidente de trânsito envolvendo quatro veículos na BR-282

Uma colisão envolvendo pelo menos quatro veículos deixou dois mortos na madrugada deste sábado, dia…

2 dias ago

Empresário é executado a tiros em frente a distribuidora de bebidas

Um homem, de 36 anos, foi morto a tiros em frente a uma distribuidora de…

2 dias ago

Haddad afirma que superávit de 2024 seria alcançado sem desoneração da folha

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

2 dias ago

Verão começa neste sábado (21) e previsão é de menos chuvas na maior parte do Brasil

O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério…

2 dias ago

Paciente de ambulância fica ferido em engavetamento na BR-376 logo após receber alta hospitalar

Um engavetamento entre pelo menos 5 veículos deixou uma pessoa ferida na tarde desta sexta-feira…

2 dias ago

Homem morre após ser esfaqueado dentro de hotel

Um casal se hospedou na tarde desta sexta-feira (20) em um hotel no Centro de…

2 dias ago