Três advogados que atuam em Joinville, no Norte de Santa Catarina, e outras oito pessoas são alvos de uma ação contra organizações criminosas, nesta terça-feira (3). Deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a quinta fase da operação “Sob Encomenda” cumpre 13 mandados de busca e apreensão.
A operação apura crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas praticados por advogados e por faccionados reclusos no sistema prisional catarinense. As investigações tiveram inicio em 2021.
Além dos advogados e outros suspeitos em liberdade, a operação também mira detentos da Penitenciária Industrial e Presídio Regional de Joinville, além do Presídio de São Francisco do Sul, também no Norte.
A operação é coordenada pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville e contou com o apoio Departamento de Polícia Penal da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina. As investigações estão sob sigilo e os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
A operação desta sexta é um desdobramento da Operação “Sob Encomenda I”, deflagrada em agosto de 2021. À época, advogados e agentes públicos estavam sob investigação por suspeita de envolvimento em tráfico de drogas e facilitação da entrada de celulares em unidades prisionais.
Na terceira fase, em abril deste ano, os investigadores miraram na chamada “sintonia” entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional em prol de uma facção criminosa. Uma advogada foi alvo de um dos mandados de busca e apreensão em Brasília (DF).
Fonte: G1
Em um mês tradicionalmente de forte entrada de recursos no caixa do governo, as contas…
O Athletico está próximo de acertar a contratação do atacante Luiz Fernando, do Atlético-GO. O…
Um jovem de 21 anos morreu após uma batida de frente entre um trator e…
O governo federal apresentou nesta terça-feira (3) os investimentos que estão sendo feitos para impulsionar…
Cinco pessoas foram presas na operação “Operação Cannabis Express" da Polícia Federal contra um grupo…
Policiais Rodoviários Federais (PRFs), servidores públicos e empresas de guincho foram alvo de uma operação…